segunda-feira, 7 de maio de 2007

Oitava Semana

Relatório dos trabalhos - 02.05.07
.
I - Aula
Participaram da aula o Roberto e o Guerra já que Clarice não faz mais do grupo e a Altemisa não pôde estar presente.
O professor Paulo César abriu espaço para a apresentação dos grupos. Durante a nossa fala, comentamos os últimos acontecimentos e decidimos marcar um encontro, com a presença de todos os componentes do grupo, para mais uma vez retomarmos nossos trabalhos. O guerra ficou com dois textos sobre identidade, cedidos pela Monica Lana, para nos auxiliar no referencial teórico.
.
II - Discussões
Marcamos para quinta-feira, via e-mail, um encontro no laboratório de informática do CEFET para traçarmos nossas estratégias de trabalho. Participaram do encontro a Altemisa e o Roberto que, após analisarem todo material, decidiram:

1 - Projeto: revisar texto, terminar pontos pendentes para análise e discussão do grupo. (ALTEMISA)
2 - Construir a referência bibliográfica a partir da pesquisa sobre o tema identidade. (GUERRA)
3 - Enfatizar o tema identidade no projeto. (TODOS DO GRUPO)
4 - Digitar projeto no Formulário-LACTEA. (ROBERTO)
5 - Redigir relatórios de trabalho, enviar para análise do grupo e postar no blog. (ROBERTO)
6 - Postar texto sobre o filme GATTACA no blog. (ROBERTO)
7 - Construir texto sobre GATTACA a patir do tema IDENTIDADE. (GRUPO)
8 - Encontro segunda-feira, dia 07.05.07, no CEFET, das 13:30 às 16:30 para leitura final do projeto e demais itens do trabalho afim de enviar ao Professor Paulo César.

III - Projeto

Está em fase final de elaboração, breve será postado

IV - Referências Bibliográficas - Identidade

Ardoino, A. (1998). A formação do educador e a perspectiva multirreferencial. Mini-Curso ministrado na Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ardoino, J. (1998a). Análise institucional: gênese, atualidade e perspectivas. Palestra proferida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Psicologia.

Ardoino, J. (1995). Education. In J. Ardoino, Le directeur et l’intelligence de l’organization: Repéres et notes de lecture (pp. 5-6). Ivry: ANDESI.

Ardoino, J. (1995a). Autorisation. In J. Ardoino, Le directeur et l’intelligence de l’organization: Repéres et notes de lecture (pp. 4-5). Ivry: ANDESI.

Balandier, G. (1976). As dinâmicas sociais. São Paulo: DIFEL.

Barbier, R. (1985). A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorgge Zahar.

Barbosa, J. G. (1997). Educação para a formação da cidadania. Trabalho apresentado na Mesa Redonda "O adolescente e a escola" durante o I Congresso de Adolescência do Cone Sul, Londrina, novembro, mimeo.

Burman, E. (1994). Desconstructing developmental psychology. London: Rotledge.

Berger, P. L. (1971). El dosel sagrado: para una sociologia de la religion. Buenos Aires: Amorrortu.

Bock, A. M. B. (1997). Formação do psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. Psicologia - Ciência e Profissão. 17(2): 37-42.

Brandão, R. C. (1990). Identidade e etnia: construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo: Brasiliense.

Ciampa, A.C. (1984). Identidade. In: W. Codo & S. T. M Lane (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento (pp. 58-75), São Paulo: Brasiliense.
_________. (1987). A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense.
_________. (1993). A questão original da psicologia social. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.(cap. 1, p. 1-15).

Durkheim, É. (1977). Las règles de la méthode sociologique. Paris: Presses Universitaires de France.

Erikson, E. H. (1976). Identidade, juventude e crise. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar.

Erikson, E. H. (1976a). Infância e sociedade. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar.

Garcia-Roza, L. A. (1984). Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar.

Gadotti, M. (1983). Concepção dialética da educação. São Paulo: Autores Associados.

Giddens, A (1991). As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP.

Guattari, F.; Rolnik, S. (1986). Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes.

Jacques, M. G. C. (1998). Identidade. In: M. N. Strey et al. Psicologia social contemporânea (pp. 159-167), Petrópolis: Vozes..

Lane, S. T. M. (1983). O que é psicologia social (4 ed), São Paulo: Brasiliense.

Manuel Castells , O Poder da Identidade, Paz e Terra, 1999. (Alberto Shinozaki, Caroline

Yoshime Suguiyama, Julio Cesar Candia Nishida, Thiago Faria Marzano)

Marx, K. & Engels, F. (1979) A ideologia alemã (2 ed), São Paulo: Ciências Humanas.

Marx, K. (1978a). Manuscritos Econômicos e Filosóficos: Terceiro Manuscrito (pp. 3-48), São Paulo: Abril Cultural. 2 ed.
__________. (1978b). Para a Crítica da Economia Política (pp. 103-132), São Paulo: Abril Cultural. 2 ed.
__________. (1983). Primeiro Manuscrito: Trabalho Alienado. In: E. Fromm. Concepção marxista do homem (pp. 89-102), Rio de Janeiro: Zahar. 8 ed.
__________. (1968) O Capital (vol. 1), Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Morin, E. (1973). O paradigma perdido: a natureza humana (4 ed.), Portugal: Nova América.

Orlandi. L. B. L. (1987). Do enunciado em Foucault à teoria da multiplicidade em Deleuze. In I. A. Tronca (org.), Foucault vivo (pp. 11-42). Campinas: Pontes.

Santos, B.S. (1999). Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade (5 ed.), São Paulo: Cortez.

Sennett, R. (1988). O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras.

Serres, M. (1993). Filosofia mestiça = Le tiers instruit. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Serres, M. (1995). Pertinência e identidade. In P. Lèvy; M. Authier, As árvores de conhecimentos (pp. 13-26). São Paulo: Escuta.

Velho, G. (1987). Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Nenhum comentário: