terça-feira, 27 de março de 2007

Segunda semana

RELATÓRIO DE TRABALHO - 21/03/2007

PRIMEIRO MOMENTO
Para tirar dúvidas dos alunos quanto à estrutura do Projeto de Trabalho, exigido na aula de 14/03, o professor Paulo C. S. Ventura apresentou um esquema de projeto com o seguinte formato:

Projeto de trabalho
O projeto de trabalho visa à construção de um artefato (produto, obra, coisa, objeto), que pode ter como foco, por exemplo: um objeto (jogos pedagógicos); à aprendizagem (através da criação de um projeto de ensino) etc.

1. Problema – ou situação geradora é o objeto em foco (o porquê = motivação).
O problema é também denominado de:
situação-problema; situação-geradora; problema-gerador

O problema-gerador pode ser a falta de alguma coisa, uma ausência, uma constatação que serve de motivação para a criação de um projeto de trabalho, visando à elaboração de um projeto de aprendizagem, ou à construção de um objeto pedagógico etc. para suprir tal lacuna.

2. Objetivo geral

3. Objetivo(s) específico(s)

4. Justificativa (por que = razão, motivo do projeto)

Conforme se lê em MOURA, Dácio G. e BARBOSA, Eduardo F. (2006, p. 53): “A justificativa (...) procura esclarecer as razões, ou por que se pretende realizar aquilo que está apresentado nos objetivos do projeto.”

SEGUNDO MOMENTO
Em seguida, os alunos se reuniram para dar continuidade aos projetos específicos de cada um dos grupos de trabalho.

O GR_MET_IDENTIDADE discutiu as leituras feitas durante a semana sobre o tema “identidade”; o referencial teórico pesquisado, propostas para a elaboração do trabalho e para a continuidade da construção do blog LACTEA_MET_IDENTIDADE.

Idéias consideradas pelo grupo:
1. Elaborar projeto de ensino tendo como foco oficinas de música, recortadas de um determinado momento sócio-político brasileiro, visando à conscientização de alunos do ensino médio.
2. Elaborar projeto de ensino tendo como foco a Física e/ou Matemática visando treabalhar o concreto como auxiliar no processo de ensino/aprendizagem.

Convenciou-se o seguinte:
1. Colocar no blog LACTEA_MET_IDENTIDADE sites de pesquisa pertinentes ao tema de trabalho;
2. Levar, para o próximo encontro, dia 28/03, mais algumas idéias, além daquelas já apresentadas no encontro de hoje, para discussão e tomada de decisão quanto ao que o grupo deverá, realmente, definir como artefato no seu projeto de trabalho.
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Identidade Pessoal
“(...) temos uma identidade pessoal: cada um possui um nome próprio, porque cada um representa um ponto onde termina e se compendia o processo evolutivo. Pelo fato de ser consciente, cada um faz uma síntese singular, única, irrepetível de tudo o que capta, sente, entende e ama. Com os materiais acumulados em seu inconsciente coletivo e com aqueles recolhidos em seu consciente faz uma leitura e uma apreciação que só ele e ninguém mais pode fazer. Por isso cada pessoa humana representa um absoluto concreto. Ele é a ponta da pirâmide para onde convergem todas as linhas ascendentes da evolução. Cada um está no topo. Em razão disso se entende a dignidade humana. Entende-se também a afirmação dos filósofos que ensinam: o ser humano singular é um fim em si mesmo e não pode ser meio para nada.”

BOFF, Leonardo Boff. in Identidade e Complexidade em
http://www.dhnet.org.br/desejos/textos/galaxy.html - acesso em 26/03/07.
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O que é um Projeto?

É um empreendimento finito, com objetivos claramente defini­dos em função de um problema, oportunidade ou interesse de uma pessoa ou organização [Maximiano, 1997, pág. 201.

É um empreendimento temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Temporário significa que todo projeto tem um início e um fim. único significa que o "produto"possui características exclusivas [PMBOK, Duncan, 1996, pág. 4].

É uma seqüência de tarefas com um início e um fim que são limitadas pelo tempo, pelos recursos e resultados desejados. Um projeto possuí um resultado desejável específico; um pra­zo para execução; e um orçamento que limita a quantidade de pessoas, insumos e dinheiro que podem ser usados para completar o projeto [Baker & Baker, 1998, pág. 5].

Um projeto é um empreendimento com características de: com­plexidade, unícidade, finitude, recursos limitados, envolvimen­to interfuncional, escalonamento de tarefas, orientado por objetivos e com um produto (ou serviço) final [Weiss & Wysoki, 1992, pág. 3].

Todos os conceitos citados são, em certa medida, equivalentes e se aplicam ao contexto de "projetos educacionais" considerado neste livro. Observe que as diferentes definições citadas destacam uma ou outra característica dos projetos, conforme o contexto em foco.

Tipologia de Projetos
A classificação geral que apresentamos a seguir contempla, de forma ampla, os vários tipos de projetos que ocorrem na área educacional:

Projetos de Intervenção
São Projetos desenvolvidos no âmbito de um sistema educacional ou de uma organização, com vistas a promover uma intervenção, propriamente dita, no contexto em foco, através da introdução de modificações na estrutura (organização) e/ou na dinâmica (operação) do sistema ou organização, afetando positivamente seu desempenho em função de problemas que resolve ou de necessidades que atende (este tipo de projeto ocorre também em outras instituições e contex­tos, tais como: setor produtivo, comercial, etc.).

Projetos de Pesquisa
São projetos que têm por objetivo a obtenção de conhecimentos sobre determinado problema, questão ou assunto, com garantia de verificação experimental (existem diversos tipos de projetos de pesquisas, próprios dos setores acadêmi­cos e de instituições de pesquisa, que podem ser estudados à parte através de uma literatura rica e abrangente).

Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto)
São Projetos que ocorrem no âmbito de um sistema ou organização com a finalidade de produção ou implantação de novas atividades, serviços ou "produtos”. Exemplos de projetos deste tipo são: desenvolvimento de novos materiais didáticos, desenvolvimento de nova organização curricular; desenvolvimento de um novo curso; desenvolvimento de softwares educacionais etc. (este tipo de projeto é muito comum também em outras organizações e contextos como o setor produtivo, comercial, serviços etc)

Projetos de Ensino
São projetos elaborados dentro de uma (ou mais) disciplina(s), dirigidos à melho­ria do processo ensino‑aprendizagem e dos elementos de conteúdos relativos a essa disciplina - este tipo de projeto é próprio da área educacional e refere‑se ao exercício das funções do professor.

Projetos de Trabalho
São projetos desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s), no contexto escolar, sob orientação de professor, e têm por objetivo a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Esses projetos são conduzidos de acordo com uma metodologia denominada Metodologia de Projetos, ou Pedagogia de Projetos. A principal diferença entre esses dois últimos tipos é que, enquanto os projetos de ensino são executados pelo professor, os projetos de trabalho são executados pelos alunos sob orientação do professor visando a aquisição de determinados conhecimentos, habilidades e valores.
A idéia de trabalhar com projetos como recurso pedagógico na construção de conhecimentos remonta ao final do século XIX a partir de idéias enunciadas por John Dewey em 1897. Os "projetos de trabalho "merecem um tratamento à parte, em função de suas finalidades essencialmente educativas”.

Referência
MOURA, Dácio G. e FERREIRA,Eduardo F.B. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais, Vozes: São Paulo, 2006, p.18-28

2 comentários:

Paulo Cezar S. Ventura disse...

Até que vocês saíram bem na foto. E agora, depois da aula de hoje, dá para avançar um pouco mais com o planejamento do projeto?

Paulo Cezar S. Ventura disse...

Ficou bom esse resumo.